23 de fevereiro de 2007

Clube dos corações solitários

Primeiro baile de fim de ano na escola.
Quinze ou dezesseis anos de idade, no máximo.
Magricela, de óculos, cabelos cor de palha, um horror.
Sempre no mesmo grupinho, as “encalhadas”, que fingiam estar pensando em outra coisa.
Meninas que permaneciam sentadas.
A dança começava sem elas.
O Clube dos corações solitários.
Eu era uma dessas “garotas jogadas fora” da turma.
Moças que acreditavam que passariam o resto da vida assim: sozinhas.
Uma solidão que acabava definitivamente com a auto-estima de uma jovenzinha como eu, insegura, sardenta e sem um pingo de busto.

Na volta para casa, a vergonha de estar só, sem um par.
O primeiro baile passado no toalete de mulheres, molhando de lágrimas o velho vestido de seda verde de minha irmã mais velha.
Aceitei meu fracasso como previsível e completo.
Mas jurei que não passaria o resto da vida como uma estranha, feia e esquecida.
Também jurei que não precisaria mais usar vestidos emprestados.
Prometi a mim mesma que nunca mais nenhum homem me esnobaria.
E que em nenhuma circunstância eu voltaria a chorar de solidão atrás de uma porta fechada, engolindo os soluços para ninguém me ouvir.


25 comentários:

david santos disse...

Olá!
Bello!
Parabéns

Bia disse...

Nessa idade todos nos achamos o "patinho feio", depois com o tempo crescemos por dentro (as que crescem..) e se tornam num belo cisne. Roupa emprestada para um baile, quem já não usou?
A beleza exterior é importante, mas é um acidente da natureza, beleza interior, essa sim é aquela que se vê na cara, no olhar e no gestos que temos para com os outros. tenho a certeza que a Kristal tem as duas.
Um beijo.

Wagner Marques disse...

Isso me fez refletir acerca da inversão de valores q assola hj nossa sociedade, onde o Ter passou a ser mais importante que o Ser.
Afinal o que valemos nós diante dos outros?

gostei muito do texto!

Angela Ursa disse...

Kristal, mas agora, para compensar, você tem um muitos fãs :))
PS: E os cabelos, como estão depois da tintura?
Beijos da Ursa!

Kristal disse...

Oi, Angela Ursa !
A minha voz continua a mesma.
Mas os meus cabelos...
Quanta diferença !

João JR disse...

Que lindo post Kristal...acho que cada um de nós guarda momentos da adolescência assim:)
Gostei desta tua sinceridade tão limpa! Cristalina!!!
Um beijo grande

Comentário Solitário disse...

Kristal, que prazer recebê-la em meu blog! Tenho certeza de que você vai se divertir com "Dreamgirls", porque sua alma parece ser leve como uma Audrey Hepburn descendo esvoaçante uma escadaria em "Cinderela em Paris".
Nós nos conhecemos?
Viu como a Olga é ciumenta?
Um beijo,
Alexandre

Tina disse...

Kristal:


Eu também me fiz promessa similar certo dia... a gente aprende.

Ahh! e meus cabelos já mudaram tannnto.

beijos querida, gostei muito do texto. Bom fim de semana.

Fragmentos Betty Martins disse...

Querida Kristal

Que idade tão difícil!!!

O texto está*****:))

Beijinhos com carinho
BomFsemana

vida de vidro disse...

Essa é uma idade terrível. Cheia de inseguranças. Depois tudo vai mudando, se o quisermos mesmo. **

spersivo disse...

K.
Para quem faz padre rezar não é mesmo uma grande estréia, mas parece que este tempo esta muito distante. Belo texto. S.

Anônimo disse...

Kristal,
também me lembro de um longo emprestado para um big baile no chiquérrimo "Automovel Clube de MG" e eu me sentindo o "o" do borogodó ...Vestidos emprestados são os que ficam encostados no armário de alguém e ninguém merece!
Beijos!

lovely disse...

Parece a perfeita introdução para um filme, mas pelos comentários já vi que cumpriste a tua promessa.
Não passei por isso porque aqui não há tanto esse tipo de baile, em que levamos um acompanhante, mas também já fiz promessas a mim mesma que nasceram de momentos tristes e traumáticos. E são essas que geralmente nos esforçamos por cumprir. Bjs

Lia Noronha &Silvio Spersivo disse...

Kristal: sua soberania...prevaleceu...finalmente!!1Já te linkei no meu novo espaço...venha conhecê-lo...Bjus de sua admiradora!!!

Unknown disse...

Nesta idade somos tão suscetíveis, ao que pensam de nós!

Agora tô na fase do "danem-se"!!
Me sinto bem melhor!!

. fina flor . disse...

kkkkkkkkkkkkkk

É por isso que gosto de você: você é uma mulher de atitude :O)

beijos, querida

MM

lovely disse...

Kristal, aparece no meu blog e leva amigos. Está a decorrer uma votação. Bjs

Buda Verde disse...

compriu o que prometeu?

Anônimo disse...

Lindo conto e uma bela ilustração. Vou voltar aqui outras vezes, na condição de anônimo, o meu blog está amarrado nas duas pontas, em poucos eu tenho acesso sem ser cladestinamente.

Um beijo de puxar a pele

Naeno

Visitas o Ytube, porcura por Naeno e ouve uma de minhas músicas. Depois me manda notícias.

Te amo

Liliane de Paula disse...

Algumas coisas chatas que aconteceram comigo serviram de estímulo para crescer de alguma forma. Mas eu não acho que seja necessário ter coisas chatas na vida para se chegar a alguma lugar.
Liliane de Paula

Carmim disse...

Como costumo dizer:
"Homens há muitos e nenhum merece que nos humilhemos por eles."
As pessoas que realmente importam estarão do nosso lado, sempre, em qualquer altura, sem cobrar ou pedir nada em troca.
E são essas pessoas que fazem a diferença.

Espero que tenha cumprido a promessa, mas acima de tudo que não tenha passado por muitos momentos em que teve que se lembrar dela.

Kristal disse...

Foram precisos muitos homens até que eu pudesse me chamar Kristal.

Chris disse...

Isso normal. Mas veja que linda que vc é hoje!

Tom disse...

Kristal,
Você é inspiradora!
Que mulher é essa???!!!!

Beijos!

Tom

Anônimo disse...

Por que nao:)